sábado, 26 de novembro de 2011

Tudo que quero é a verdade (Jonh Lennon)


"Gimme Some Truth" é uma canção de John Lennon lançada no álbum Imagine de 1971. No começo dos anos 1970 os EUA estavam metidos na guerra do Vietnã e uma onda de protestos dentro do solo ianque correu o país e teve em Lennon um de seus trovadores. Em "Me dê somente a verdade", Lennon expressa sua indignação com os políticos enganadores e em especial com o presidente Nixxon a quem se refere como "Tricky Dick" (complicado e questionável). Aos partidários de Nixxon e apoiadores da Guerra chama de "nuerotic-pyschotic-pig headed" (cabeça-de-suíno, neuróticos e psicóticos), "short haired-yellow bellied son of tricky dicky"(filho de um Tricky Dicky, de barriga amarelada e cabelinho curto) e de "condescending-mommies little chauvinists" (chauvinistazinhos condescendentes da mamãe).

Segue video com a interpretação de Pearl Jam e a tradução da letra para o português.


Estou cansado de ouvir coisas vindas
de hipócritas estressados, míopes e intolerantes.
Tudo que quero é a verdade.
Me dê só um pouco da verdade.
Estou farto de ler coisas vindas
de políticos de cabeça-de-suíno, neuróticos e psicóticos.
Tudo que quero é a verdade.
Dê-me um pouco da verdade.

Nenhum filho de um Tricky Dicky,

de barriga amarelada e cabelinho curto
vai poder me amamentar, me ensaboar
por um simples maço de otimismo,
de dinheiro para drogas
e de dinheiro para uma corda.

Eu estou enjoado de ver coisas vindas

de chauvinistazinhos condescendentes da mamãe.
Tudo que eu quero é a verdade.
Dê-me um pouco da verdade, agora.
Estou farto de assistir cenas
de primeiras-damas esquizofrênicas, egocêntricas e paranóicas.
Tudo que eu quero é verdade, agora.
Dê-me um pouco da verdade.

Nenhum filho de um Tricky Dicky,

de barriga amarelada e cabelinho curto
vai poder me amamentar, me ensaboar
por um simples maço de otimismo,
de dinheiro para drogas
e de dinheiro para uma corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário