terça-feira, 8 de abril de 2014

Você precisa assistir "11 de setembro" de Ken Loach


Ken Loach é um cineasta britânico responsável por filmes como Terra e Liberdade (1995) e Pão e Rosas (2000). Em 2002 participou de uma coletânea de curtas sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 com outros 10 cineastas. Cada um contou sobre sua visão sobre o episódio em 11 minutos. Ken Loach resolveu fazer algo diferente. Resolveu contar a história de outro 11 de setembro. O de 1973, no Chile.

Com a narrativa do cantor chileno Vladimir Vega, conta a tragédia que derrubou o presidente eleito Salvador Allende e instaurou uma ditadura de 17 anos que pode ter vitimado mais de 100.000 pessoas.

O curta de Ken Loach recebeu o Prêmio dos Críticos Internacionais (Fipresci) no Festival de Veneza. Em nota para o festival disse: "Os eventos de 11 de setembro correm o risco de ser interpretados somente de um jeito. Todos sabem como aconteceu. Ninguém parece perguntar por quê. Este filme tem coisas importantes para dizer sobre isso. Olhando para trás no último meio século, do Vietnã ao Camboja, passando pelo Chile, Nicarágua, El Salvador até o Oriente Médio, somos levados a indagar: quem são os verdadeiros terroristas?".

Vale destacar que em 2002 todos aqueles que ousavam questionar os motivos dos atentados eram praticamente tidos como terroristas.

Um filme simples e indispensável. Segue video do YouTube(*), no Vimeo e também link para download no Mega.


(*) O video no YouTube foi proibido para o Brasil :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário